top of page

NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA

CEFR

O CEFR (Common European Framework of Reference for Languages), ou seja, Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma. É uma forma de delinear quão bem você fala e entende uma língua estrangeira, que divide o conhecimento dos falantes em três categorias, cada uma com duas subdivisões. Elas são divididas em: Básico, Independente e Proficiente. No nível Básico (A), os falantes podem ser subdivididos em: Básico Iniciante (A1) e Básico (A2); No Independente (B), subdividem-se em: Independente Intermediário (B1) e Independente (B2); Já no nível Proficiente (C), a subdivisão ocorre da seguinte maneira: Proficiente – Proficiência Operativa Eficaz (C1) e Proficiente – Domínio Pleno (C2).

Tabela CEFR

Veja abaixo um descritivo do que cada nível significa em termos práticos.

Aprendiz Iniciante - Leigo

PRE-A1

Considera-se Pre-A1 o indivíduo que está apenas começando a aprender inglês, ou que não tem qualquer conhecimento prévio de inglês.

Em Pre-A1 o falante é capaz apenas de compreender e utilizar palavras e expressões que estejam presentes em seu cotidiano, ou que de alguma forma façam parte da cultura na qual esteja inserido.

Em linhas gerais, o indivíduo em nível Pre-A1 é capaz de:

  • identificar palavras familiares pertencentes ao seu cotidiano, ou que estejam culturalmente inseridas em seu idioma materno;

  • interagir gestualmente, ou com palavras isoladas, em contextos de baixa complexidade;

  • compreender palavras isoladas em contextos e gêneros restritos, como placas, anúncios e avisos;

  • ouvir e compreender palavras isoladas, quando faladas lentamente, a depender do sotaque do falante.

passe o mouse

bottom of page